terça-feira, 10 de abril de 2012

6º ATO DO PROGRAMA UFAL EM DEFESA DA VIDA – “A VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER – CEM ANOS DE LUTA PELA IGUALDADE”. DIA 08 DE MAIO DE 2010


A Programação realizada no dia 08 de março, referente ao Dia internacional da Mulher, resultou de uma ação conjunta e articulada de várias Pró-reitorias (PROJEP, PROEST e PROEX), da Organização Maria Mariá, do Núcleo Temático Mulher e Cidadania, Faculdade de Serviço Social e das entidades organizadas da UFAL (ADUFAL, ATUFAL E SINTUFAL). As atividades se prolongaram durante todo o dia comemorativo dos “Cem anos de luta pela igualdade”, com enfoque na violência contra a mulher e na luta por seus direitos.

Na mesa de abertura tivemos a participação da Reitora e da Secretária da Mulher, Cidadania e Direitos Humanos, Wedna Miranda e demais representações das entidades organizadoras  do evento. Como pode ser verificado no convite acima, as atividades se estenderam durante todo o dia com Palestras, Mesas Redondas e atividades culturais envolvendo dos cursos de artes vinculados ao Projeto Aquin(ta) Cultural.

Foi importante a participação dos artistas da UFAL, integrantes da Orquestra e dos estudantes de dança, durante o dia comemorativo dos “100 anos de luta pela igualdade”. Durante todo o dia, os Núcleos Temáticos e as organizações femininas aproveitaram para fazer campanhas educativas no campo da sexualidade, com participação efetiva dos estudantes da UFAL.
A integração dos participantes durante todo o dia comemorativo da Mulher foi garantida pela permanência no campus da UFAL com o “Almoço Lilás” em nosso Restaurante Universitário. 
A abertura das atividades referentes ao 6º ATO DO PROGRAMA UFAL EM DEFESA DA VIDA, foi lançada a campanha de arrecadação de calçados para realização do 7º Ato programado para o dia 13 de maio. Repetindo o mesmo gesto que o Programa UFAL EM DEFESA DA VIDA fez utilizando camisas para representar simbolicamente as 2.064 pessoas que foram assassinadas em Alagoas no ano de 2008, planejamos realizar um ato simbolizando, através dos calçados, as 2.000 pessoas que foram assassinadas no ano de 2009. A realização de campanhas, primeiramente com camisas, e neste ano com calçados, tem o objetivo pedagógico de envolver subjetiva e politicamente a comunidade universitária em discussões sobre os extraordinários números de homicídios no Estado. Distribuímos o panfleto abaixo que foi amplamente divulgado durante os dois meses de preparação do 7º ATO do Programa UFAL EM DEFESA DA VIDA.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário