segunda-feira, 9 de abril de 2012

5º ATO UFAL EM DEFESA DA VIDA: PROGRAMAÇÃO DE DOIS DIAS PARA DISCUTIR O TEMA: DITADURA E ANISTIA NO BRASIL


Realizado nos dias 30 de Setembro e 01 de Outubro de 2009, o 5º Ato referente ao Programa UFAL DEFESA DA VIDA foi dedicado ao Tema da Ditadura Militar e da Anistia no Brasil. Este Ato foi construído com a participação dos estudantes de alguns CAs e da representação da UNE no Estado. Toda a composição das Mesas, e a programação para os dois dias doevento foi partilhado, discutido e decidido conjuntamente com representantes dos Estudantes e as Coordenações de Política Estudantil e de Ações Acadêmicas da Pró-Reitoria Estudantil. Este foi o convite enviado a toda a comunidade Universitária e a representantes da Sociedade Civil alagoana.

As atividades aconteceram em vários espaços do Campus AC Simões: no Auditório do ICHCA, no Auditório do antigo CSAU, na Praça da Paz, no Restaurante Universitário e no Hall da Reitoria. Isto permitiu uma maior visibilidade e participação dos Estudantes. Ao todo tivemos uma participação de (em média) 140 estudantes. Realizamos duas Mesas Redondas. A primeira aconteceu no Auditório do ICHCA, no dia 30 de Setembro, com o Tema: “A Abertura dos Arquivos da Ditadura”. Desta Mesa Redonda participaram o seguintes palestrantes: Profº Drº Alberto Saldanha, professor de História da UFAL; o Secretério de Direitos Humanos e Cidadania, Drº Pedro Montenegro; um representante da OAB, Gabriel Ciriaco; e um representante do DCE/UFPE, Yuri Pires. 

Abertura Oficial do 5º ATO MESA REDONDA sobre “A Abertura dos Arquivos da Ditadura” no Auditório do ICHCA Participantes da MESA REDONDA “A Abertura dos Arquivos da Ditadura”, no Auditório da ICHCA A segunda Mesa Redonda da Programação definida pelo Programa UFAL EM DEFESA DA VIDA aconteceu no dia 01 de Outubro, no antigo Auditório do CSAU, onde se discutiu o tema “30 Anos de Anistia”, com a participação do Representante da Caravana da Anistia no Brasil, Adv. Narciso Fernandes, do Secretário Adjunto de Comunicação Social da Prefeitura Municipal de Maceío, Sr. Anivaldo Miranda, Edval Nunes Cajá (CCML), Rafael Pires (Representante da UNE em Alagoas) e o Professor José Nascimento (professor da UFAL que sofreu tortura no período do Regime Militar). O clima de discussão e debate desta Mesa Redonda foi marcado por muita emoção porque cada um dos palestrantes relembrou os tempos de tortura e o quanto foi difícil viver sob a ausência de liberdade no período da Ditadura. Na Mesa estavam participando três pessoas que viveram o exílio durante o período do Regime Militar, assim como alguns que tinham sido torturados. 

Avaliamos que esta atividade foi fundamental para que os estudantes da UFAL tivessem contato com algumas testemunhas vivas da perversidade da violência vivenciada durante o Regime Militar em 21 anos de nossa história. Participantes da Segunda Mesa Redonda “30 Anos de Anistia”, no Antigo CSAU. Dando continuidade à programação do 5º ATO, apresentamos o Filme “Hércules 56” para os estudantes durante a tarde do dia primeiro de Outubro, também no Auditório do antigo CSAU. Após o Filme, aconteceu uma apresentação teatral, na Praça da Paz, onde contamos com a participação dos Estudantes dos cursos de Artes, envolvidos no Programa AQUI(N)TA CULTURAL que fizeram uma apresentação abordando o tema da violência e da Ditadura no Brasil. Este foi um momento extremamente emocionante. Apresentação dos Estudantes de Teatro do Programa “AQUI(N)TA CULTURAL” aconteceu às 17:30hs, fizemos uma homenagem aos alagoanos que perderam suas vidas durante o período do Regime Militar: Odijas de Carvalho, Jayme Miranda, Manoel Lisboa, Manoel Fiel Filho e Gastone Beltrão. Foram jovens que lutando pela democracia no Brasil, foram torturados e mortos pela Ditadura. Contactamos com familiares desses alagoanos e oferecemos uma Placa onde a UFAL os homenageia e reconhece a importância de sua luta em defesa dos princípios democráticos. 

Como parte da Programação do 5º ATO do PROGRAMA UFAL EM DEFESA DA VIDA, realizamos, durante toda a semana, entre os dias 28 de Setembro e 02 de Outubro de 2009, uma exposição fotográfica abordando o tema: “Direito à Memória e à Verdade”. Esta exposição fotográfica, cedida pela Universidade Federal da Paraíba, atraiu não só os estudantes, professores e funcionários da UFAL, como também a sociedade alagoana que esteve presente para conhecer um pouco mais da história através dos registros fotográficos organizados pela Secretaria Nacional de Direitos Humanos, sob o comando do Drº Paulo Vanuchi. Algumas escolas da Rede Pública estiveram presentes, o que nos dá a certeza de que mais uma vez o Programa UFAL EM DEFESA DA VIDA ultrapassou os muros da Universidade.

Esta exposição foi alvo de notícia em todas os veículos de comunicação de Alagoas, à exemplo do que foi publicado em matéria da primeira página da Gazeta de Alagoas. Encerrando o Relato dos ATOS relativos ao Programa UFAL EM DEFESA DA VIDA, passamos a relatar o 1º Festival de Música da UFAL que também se constituiu numa atividade extremanente relevante da PROEST neste ano de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário