terça-feira, 10 de abril de 2012

7º ATO DO PROGRAMA UFAL EM DEFESA DA VIDA – TEMA: VIOLÊNCIA CONTRA OS NEGROS


O 7º ATO do PROGRAMA UFAL EM DEFESA DA VIDA foi construído em parceria com a ADUFAL, SINTUFAL E ATUFAL. Após uma campanha de arrecadação durante dois meses dentro do espaço universitário, com participação ativa dos estudantes de artes envolvidos na campanha, distribuindo panfletos em salas de aulas e nos espaços do campus universitário, conseguimos atingir a um número suficiente de calçados que expressou simbolicamente as duas mil pessoas que foram assassinadas no Estado de Alagoas no ano de 2009. Foi feita uma exposição dos calçados no hall da reitoria, dando assim ampla visibilidade ao problema que gostaríamos de focalizar: os índices alarmantes de homicídios no Estado, e o alto índice de violência contra os jovens negros e pobres residentes em nosso Estado. O objetivo do Programa UFAL EM DEFESA DA VIDA é sensibilizar os 20 mil estudantes da Universidade a respeito dos direitos humanos, entendendo que se conseguirmos isto estaremos dando um grande passo para a transformação da sociedade, pois eles (os estudantes) serão futuros profissionais trabalhando como professores, médicos, jornalistas, além de pais, difundindo uma cultura pacífica para seus filhos, onde quer que trabalhem.

A performance desenvolvida pelo estudante sobre os calçados fazia referência ao processo de exclusão social que golpeia crianças e jovens na sociedade brasileira. Em depoimento emocionado, o estudante concluiu sua apresentação afirmando que se não tivesse tido a oportunidade de estudar na UFAL (ele foi contemplado com a política afirmativa das cotas para estudantes de escolas públicas), ele poderia fazer parte daquelas estatísticas de homicídios, estando ali representados entre aqueles calçados que simbolizam os jovens mortos durante o ano de 2009.


Tivemos uma participação importante dos estudantes da UFAL, Pró-Reitores e funcionários durante o evento. Também a presença de estudantes da Escola Monteiro Lobato que se integraram na campanha de arrecadação dos calçados, e vieram pessoalmente trazer os calçados e participar do evento na UFAL.
  
Dois outros momentos emocionantes ocorridos nesse dia foi a fala do pai de um estudante de Geografia (Johnny da Silva Pino) a UFAL que foi assassinado no ano de 2008 e a performance dos estudantes de teatro vinculados ao Projeto Aquin(ta) Cultural, representando a temática da violência.
  
As atividades referentes ao 7º ATO UFAL EM DEFESA DA VIDA iniciaram pela manhã do dia 13 e se estenderam durante todo o dia com discussões e atividades culturais refletindo a temática em questão. Durante a tarde realizamos, no Auditório do CESAU, uma Mesa Redonda com a participação da Profª. Drª. Rachel Rocha, onde discutimos o tema “As várias faces da violência contra o negro”. A profª Nadir Nóbrega, do curso de dança, e a psicóloga Vanda Menezes, que estavam convidadas para participar deste momento, justificaram suas ausências na Mesa Redonda, por motivos de força maior.
  
Ao final da Mesa Redonda, tivemos uma belíssima apresentação cultural com os estudantes do curso de dança da UFAL, representando a problemática da violência contra os jovens negros.

Da mesma forma que fizemos a distribuição das 2.064 camisas arrecadas em 2009, nas comunidades carentes de Maceió (Sururu de Capote), neste ano de 2010 destinamos os calçados arrecadados à comunidade localizada no Conjunto Dênison Menezes e na cidade de Palmeira dos Índios que deu uma grande contribuição na campanha de arrecadação realizada em preparação ao 7º Ato do Programa UFAL EM DEFESA DA VIDA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário