quinta-feira, 12 de abril de 2012

10º Ato do Programa UFAL em Defesa da Vida – Vida e morte nas ruas de Maceió: onde estão os direitos da população em situação de rua? – 31 de agosto de 2011


O 10º Ato foi elaborado a partir do reconhecimento da gravidade da situação vivenciada pelas pessoas que moram nas ruas de Maceió, particularmente, pelas dezenas de assassinatos durante os anos de 2010 e 2011. A ausência de direitos, a violência e a intolerância estão presentes na vida desses jovens, crianças e adultos que têm a rua como seu espaço de moradia.

A programação do 10º Ato foi elaborada em colaboração com a profª. Jorgina Sales que desenvolve um importante trabalho com os moradores de rua, .lico alvo as pessoas que consomem drogas nas ruas de MAceilho dentro do Programa Consulta partir da Secretaria Municipal através da  através da Secretaria Municipal de Saúde, com o Programa Consultório de Rua, que tem como público alvo as pessoas que consomem drogas nas ruas de Maceió.

Planejamos uma mesa redonda no horário da manhã, com o Tema “Vida e Morte nas ruas de Maceió: onde estão os direitos da população em situação de rua?”, com a participação do Militante de Direitos Humanos, Pedro Montenegro, um representante da OAB, Dr. Gilberto Irineu e da profª Jorgina Sales, representando o Projeto “Fique de Boa”, vinculado ao Programa Federal “Consultório de Rua”.

A tarde planejamos a apresentação de um filme “A margem da imagem” que discute a temática da vida nas ruas. Toda a programação foi pensando na participação dos próprios moradores em situação de rua que vieram a UFAL através da equipe que trabalha com o Projeto “Consultório de Rua”.

Em função da falta de energia, durante o período da manhã, não foi possível realizar a mesa redonda, mas realizamos, no hall da Reitoria, uma “roda de conversa” com os 12 moradores em situação de rua que vieram até o campus para participar do Ato. Foi um momento extremamente rico, onde os moradores tiveram a oportunidade de partilhar conosco as experiências vivencias nas ruas, suas dores e perdas, encontros e desencontros, enfim, falaram para os presentes como se sentem vivendo nas ruas de Maceió.

Diante da impossibilidade de realização do ato, suspendemos também a apresentação do filme que havíamos planejado para a parte da tarde e nos comprometemos a fazer um outro ato em defesa da vida viabilizando as atividades que havíamos planejado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário